29 de setembro de 2011

#ViviFoiCorrerFartlek

Na semana passada comecei um novo tipo de treino na esteira, o Fartlek. Confesso que nunca tinha ouvido falar nesse tipo de treino até minha treinadora me explicar e eu começar a fazer.

Achei uma matéria na Contra Relógio que explica melhor do que eu explicaria como é esse tipo de treino.

Fartlek e intervalado: para correr com velocidade

Edição 176 - MAIO 2008 - MARCELO AUGUSTI
O grande desejo da maioria dos corredores, além de aprimorar a sua resistência, é correr cada vez mais rápido, sem que isso represente uma carga extrema que lhe impeça de concluir o percurso pretendido.
Geralmente os corredores realizam uma preparação de base no início do ano e, posteriormente, apenas cumprem um treinamento de manutenção para as competições. Sendo assim, é necessário que esses corredores realizem pelo menos 1 ou 2 treinos de velocidade durante a semana para aquisição dos atributos necessários para se correr forte e veloz.

O fartlek é um tipo de treinamento muito popular e que ensina o corredor a acelerar, correr rápido e manter uma certa velocidade durante um determinado tempo, podendo ser utilizado durante todas as etapas da preparação.

Se quiserem ler toda a matéroa, está no: http://revistacontrarelogio.com.br/materia/fartlek-e-intervalado-para-correr-com-velocidade/


O meu treino de Fartlek é feito 1x por semana na esteira, sendo 1km em velocidade confortável e 1km em velocidade mais rápida.

No primeiro eu fiquei com medo de acelerar muito e quebrar e fiz 8km com variação de velocidade de 7,2 e 8,0, mas no de hoje já estava mais segura e fiz 8km com velocidades entre 7,5 e 8,4.

Esse tipo de treino passa muito mais rápido na esteira e dá mais condicionamento! AMEI!!

Nenhum comentário: